Viajar é sempre a melhor escolha para descansar, se divertir e estar mais próximo da família. No entanto, para que o passeio seja inesquecível, é importante evitar imprevistos durante a viagem. Entre as medidas que podem ser tomadas, ter uma boa organização é essencial.

Com o objetivo de ajudar a se preparar antes de botar o pé na estrada, escrevemos este post. Aqui, você vai conferir cinco dicas de como evitar imprevistos. Vamos lá!

1. Planeje com antecedência

Planejar a sua viagem com antecedência é fundamental para evitar situações que causam transtorno. A dica é montar um roteiro com cada etapa do passeio.

Sobre a compra de passagens aéreas: tenha cuidado com o tempo de chegada do avião no destino. Isso porque, caso o horário não encaixe com o check-in no hotel, você pode ficar sem hospedagem. Imagine só que situação (ainda mais se estiver com crianças pequenas)!

Outra dica é confirmar com o hotel em que for se hospedar se existe a possibilidade de recepcionar os clientes, caso haja algum atraso na chegada. Isso é importante e serve como complemento à orientação que mencionamos acima.

2. Contrate um seguro viagem

Ainda que esteja com tudo bem organizado, o surgimento de doença ou a ocorrência de algum incidente nunca estão sobre o nosso controle, certo? E para que isso não impeça você de tirar alguns dias de folga, é muito importante contratar um seguro viagem.

Para receber atendimento, basta ligar para a central e pedir ajuda. O mais legal em ter acesso a esse tipo de serviço é que, além de consulta médica, você conta também com suporte em casos de:

  • voos cancelados;
  • extravio de bagagens;
  • assistência jurídica;
  • outras situações delicadas.

3. Tire cópias de documentos

Pode até parecer algo sem importância, mas ter as cópias de seus documentos evita muita dor de cabeça em suas férias! Com o avanço da tecnologia, você ainda pode guardá-las em aplicativos de celular ou anexá-las em seu próprio e-mail. Dessa forma, não corre o risco de perder os exemplares em papel.

Assim, faça cópias dos documentos pessoais, do voucher do seguro, das reservas de hospedagem e dos voos. Também é interessante incluir as cópias do itinerário, dos endereços, das datas e dos telefones do local do passeio.

Feito isso, envie aos familiares mais próximos por e-mail, para que, em caso de perda de contato, eles saibam da sua localização.

4. Faça pesquisas sobre o destino

É importante fazer pesquisas sobre o destino escolhido para evitar frustrações e imprevistos. Como exemplo, imagine se programar para levar os filhos pequenos para conhecer a praia e depois descobrir que a cidade fica na serra?

Para fugir desse tipo de situação, busque informações em sites de viagem ou procure opiniões de amigos. Também inclua em sua busca as informações sobre:

  • alimentação;
  • transporte;
  • pontos turísticos,
  • opções de lazer;
  • custo de entrada em eventos.

5. Leve o carregador portátil de celular

Como nossa última dica, não podemos deixar de falar sobre a importância de ter um celular carregado. Para tê-lo sempre disponível, a orientação é levar consigo um carregador portátil. Além de não ficar incomunicável em um local diferente, você também não fica sem ter acesso ao GPS e aos aplicativos úteis para seu lazer.

Como você pôde ver, com as nossas dicas, certos imprevistos durante a viagem podem ser facilmente evitados, para que o lazer e a curtição não fiquem prejudicados. Ah! Ainda vale destacar que, ao retornar para casa, as recordações e as fotos só farão lembrar de momentos fantásticos!

Agora que você já conferiu nossas orientações de como evitar os imprevistos durante a viagem, deixe um comentário abaixo contando a sua experiência! Queremos muito saber se essas dicas fizeram a diferença no seu planejamento!